O governador de Goiás, Daniel Vilela, intensificou as ações de segurança pública no estado com uma série de medidas focadas no combate incansável à criminalidade e na valorização das forças policiais. Os destaques da semana incluem a deflagração de 16 operações em apenas cinco dias, a entrega de novas estruturas físicas e o anúncio de um pacote bilionário de reajustes salariais e benefícios para os servidores do setor.
Nas ruas, a ofensiva da polícia goiana contra organizações criminosas ultrapassou fronteiras e teve desdobramentos em cinco unidades da federação. “Eu já falei e repito: a vida de bandido vai piorar nesse Estado. Só nessa semana foram 16 operações para combater facções e crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e golpes bancários. Tudo isso para garantir que Goiás continue pertencendo a gente de bem”, enfatizou o governador.
Uma das principais frentes foi a sétima fase da Operação Destroyer, considerada a maior ação da história de Goiás contra facções. Sob a coordenação do delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, a força-tarefa resultou em 276 prisões, no cumprimento de 443 ordens judiciais e no bloqueio de R$ 235 milhões em bens e valores de organizações criminosas, com operações estendidas a São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal.
Pacote bilionário de valorização profissional
Além do combate ao crime nas ruas, o Governo de Goiás anunciou um amplo plano de valorização profissional direcionado a todas as forças policiais e de salvamento. O conjunto de medidas será avaliado pela Assembleia Legislativa e prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão até 2027, sendo R$ 441 milhões injetados já em 2026.
- Arraiá do Bem chega ao fim neste domingo; confira as atrações do último dia de festa
- ELEIÇÕES 2026: PL, PT e União concentram 40% do orçamento público para as eleições
- Sandra Holanda defende “crescimento constante” para o Metrô do DF e estuda viabilidade de expansão para Sobradinho
- Projeto “Águas de Oxalá” leva oficinas e rituais de matriz africana ao Museu da Memória Candanga
- Goiás dá exemplo em associativismo no varejo de materiais de construção
Os novos investimentos somam-se ao reajuste linear de 4,26% da data-base, em vigor desde 1º de maio. Entre os principais pontos do pacote estão:
-
Auxílio-alimentação: Concessão de R$ 1.000 para 24 mil servidores, gerando um ganho real de até 16,36% para profissionais em início de carreira.
-
Indenização por localidade: Reajuste de R$ 552 para R$ 828, beneficiando 4,1 mil servidores.
-
Plantões e capacitação: Aumento de até 13,3% nos serviços extraordinários em escala de plantão e acréscimo de 50% na hora-aula de instrutores (com teto mensal ampliado para R$ 1.050).
Reforço na infraestrutura do Entorno do DF
A infraestrutura de segurança também ganhou reforços estratégicos na região do Entorno do Distrito Federal. Em Planaltina, foi inaugurada a nova sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), totalmente revitalizada para oferecer um acolhimento humanizado às vítimas de violência.
Já em Formosa, o governador entregou um novo presídio com capacidade para 400 detentos e foco na ressocialização pelo trabalho, fruto de um investimento estadual de R$ 49 milhões.
Inteligência Artificial contra o crime
Ainda em Formosa, foi vistoriada a implantação do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) regional da Polícia Militar. O local gerencia a inovadora plataforma IA Contra o Crime, sistema lançado em janeiro que coloca Goiás na vanguarda tecnológica do país.
O programa utiliza inteligência artificial avançada para analisar imagens de câmeras de videomonitoramento em tempo real, cruzando dados instantaneamente e enviando informações precisas às viaturas sobre a localização de possíveis suspeitos.

