Foi observado no relatório que o Estado cumpriu com os mínimos constitucionais (saúde e educação)
Nesta quarta-feira (15), a prestação de contas do primeiro ano da gestão do governador Ronaldo Caiado foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa.
Foi entregue pelo governador e pela titular da Economia, Cristiane Schmidt, o balanço geral do Estado de 2019 demostrou superávit em R$ 523 milhões nas contas deste ano, mesmo que o governador tenha herdado um déficit superior a R$ 3 bilhões da gestão anterior.
A secretária acredita que o resultado é fruto do compromisso do governo estadual no enfrentamento aos problemas estruturais e conjunturais. “Nosso objetivo é principalmente promover o equilíbrio fiscal e assim assegurar políticas públicas e investimentos. E estamos aprimorando a gestão orçamentária, financeira e patrimonial”, afirmou Schmidt.
No balanço anual das contas estaduais estão dados do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), além da administração indireta do Executivo.
Por unanimidade pelo TCE, as contas do governo foram aprovadas no último mês de julho. A relatora Carla Santillo destacou, em seu parecer técnico, o comprometimento do Governo de Goiás com o equilíbrio orçamentário e o cumprimento das metas fiscais, além da transparência na gestão fiscal.
Foi observado no relatório que o Estado cumpriu com os mínimos constitucionais (saúde e educação), manteve a observância aos limites de endividamento, a gestão do patrimônio público e também implementou as determinações e recomendações do TCE de pareceres anteriores.