Argentina elege Javier Milei, economista liberal de extrema direita, como novo presidente

Deputado teve 55% dos votos, mais de dez pontos de vantagem sobre o rival Sergio Massa, mostra apuração parcial

A Argentina elegeu Javier Milei como seu novo presidente neste domingo, 19 de novembro. Com 98,21% das urnas apuradas, o economista obteve 55,75% dos votos, derrotando o candidato governista, Sergio Massa, que recebeu 44,24%.

✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Massa reconheceu a derrota em discurso por volta das 20h10. “Felicito Javier Milei pela vitória e desejo-lhe sorte nos próximos quatro anos”, disse o ministro da Economia. “O mais importante é que todos os argentinos possamos conviver em paz e harmonia, independentemente de nossas diferenças”, concluiu.

Leia mais

A vitória de Milei, um economista liberal de extrema direita, representa uma ruptura com a tradição política argentina. O candidato, que prometeu acabar com o controle estatal da economia e reduzir impostos, conquistou o apoio de eleitores descontentes com a corrupção e a ineficiência do governo.

Lula parabeniza Argentina 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas e o povo argentino pela condução e participação ordeira e pacífica do processo eleitoral que elegeu Javier Milei como novo presidente do país.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada”, afirmou Lula em suas redes sociais. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.”

Lula também destacou o fato de que a eleição na Argentina ocorreu de forma pacífica, apesar do clima de polarização política que marcou o pleito.

RECOMENDAMOS