O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência na cidade paulista de Itapecerica da Serra, castigada por fortes chuvas. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, São Paulo tem 23 reconhecimentos vigentes, dos quais 15 por chuvas intensas, dois por inundações, um por aglomerados residenciais, um por deslizamentos e um por erosão continental/boçorocas.
- Novo açúcar de cana com baixo índice glicêmico é desenvolvido
- Polícia Civil de SP prende dois envolvidos em furto milionário a joalheria nos Jardins – Agência SP, a agência de notícias de São Paulo
- Maurício Neves garante novo mandato como deputado federal por São Paulo
- Erika Hilton é a mulher mais votada da história para a Câmara com 1,5 milhão de votos em SP
- Tarcísio de Freitas derrota Haddad e é reeleito governador de São Paulo com 62,8% dos votos no domingo (4)
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Fonte: MIDR

