Pesquisa revela que 84% dos brasileiros adultos não compraram livros no último ano

Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostra que altos preços, falta de livrarias e tempo são os principais motivos para o baixo consumo de livros no Brasil.

Uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou que 84% dos brasileiros adultos não compraram um único livro no último ano. Os principais fatores para esse comportamento são os altos preços, a falta de livrarias e o pouco tempo disponível.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Segundo o estudo, os livros são considerados importantes para seis em cada dez brasileiros. No entanto, o alto preço é o principal obstáculo para o consumo de livros, sendo apontado por 37% dos entrevistados. A falta de livrarias é o segundo motivo mais citado, com 29% das respostas. O pouco tempo disponível aparece em terceiro lugar, com 25%.

Leia mais

“O avanço das redes sociais e da internet fez com que a gente tivesse uma comunicação muito mais picada, pulverizada, de atenção por muito pouco tempo”, explica Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação. “Isso acaba dificultando a concentração e a permanência em atividades que exigem mais tempo e atenção, como a leitura.”

Para quem não tem o costume de ler, a dica é começar aos poucos, procurando lugares tranquilos e deixando os equipamentos eletrônicos de lado. “Cria um espaço dentro da sua casa, seu cantinho da leitura ou parque, onde você vai ler, e ali você vai começar a exercitar, é algo que a gente precisa praticar”, afirma a escritora Talita Vinagre.

“A leitura ajuda tudo”, acrescenta Ribeiro. “Ela ajuda não só na parte mais séria da vida. Auxilia você ser um cidadão crítico, que não é enganado pela massa de mentiras, tipo fake news. Ajuda também a ser um profissional mais qualificado, porque você conhece melhor o mundo, uma pessoa que se conhece melhor, uma pessoa que tem o mundo dos afetos mais amplo.”

Da redação com informações da Cultura

RECOMENDAMOS