Pontos do direito agrário, hoje definidos por legislação federal, poderão passar a ser regidos pelos estados. Pelo menos é isso que propõe o Projeto de Lei Complementar 2/25, que autoriza os estados a tratar de cooperativismo, uso e manejo do solo, contratos agrários, regularização fundiária e modelos inovadores de regulamentação para o setor agropecuário.
A motivação do projeto, segundo o autor deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, do PL de São Paulo, é que a uniformidade do tratamento atualmente dado aos aspectos agrários “não reflete a diversidade econômica, ambiental e social do país”.
O PLP 2/25 deverá passar ainda pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para então ser votado em plenário. Se aprovado pelas duas Casas e sancionado pelo presidente Lula, vira lei.
Com informações da Agência Câmara Notícias
- Eleições 2026: veja como funciona a sequência de votação na urna eletrônica
- Em SP, Zema chama proposta do fim da 6×1 de populismo e reforça apoio ao voto distrital
- Saúde no DF: Damares Alves e Celina Leão articulam conclusão de reforma no HRan
- Governo amplia prazo para uso obrigatório da biometria da CIN em benefícios do INSS
- Celina Leão detalha proposta de R$ 15 bilhões para o BRB e denuncia “abandono” do Governo Federal
Fonte: Brasil 61

