Iniciativa do ex-deputado Carlos Tabanez, encaminhada ao GDF, busca acabar com as filas nos postos de saúde e facilitar o acesso a tratamentos de uso contínuo
Um projeto de lei do ex-deputado distrital Carlos Tabanez propõe uma mudança na forma como a população do Distrito Federal recebe medicamentos da rede pública. A medida busca acabar com as longas filas e a espera por remédios nos postos de saúde, reestruturando o sistema de acesso e distribuição.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Tabanez afirma que o projeto ataca diretamente as longas filas e a falta de estoque na rede pública. “Esse sistema poderá contribuir significativamente para aumentar a eficiência e ampliar o acesso da população aos medicamentos”, pontuou.
A proposta, protocolada na última segunda-feira (4), e encaminhada ao governador Ibaneis Rocha, sugere que farmácias previamente cadastradas sejam credenciadas para distribuir gratuitamente os remédios que hoje estão disponíveis apenas nos postos de saúde.
Com a mudança, os pacientes não dependeriam apenas das farmácias dos postos de saúde. Poderiam retirar seus medicamentos em estabelecimentos credenciados, próximos de suas casas, o que facilitaria principalmente a vida de idosos, pessoas em tratamento contínuo e moradores das regiões administrativas mais afastadas bem como o Plano Piloto.
A atuação Tabanez no DF é marcada por iniciativas na área social. Ele é o autor de programas como o “Visão para Todos”, que fornece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes da rede pública, e o “Abrindo Horizontes”, de cursos profissionalizantes online. Na área de segurança alimentar, foi dele a sugestão acatada pelo GDF para ampliar o funcionamento dos restaurantes comunitários, que passaram a abrir aos domingos e feriados.
Durante seu breve mandato como deputado distrital, em 2022, Tabanez apresentou 48 projetos de lei e 22 indicações ao governador, reforçando sua atuação voltada para políticas públicas de impacto social.
Se implementada, a nova proposta poderá beneficiar milhares de pessoas no DF, especialmente aquelas que hoje enfrentam dificuldades para obter medicamentos de uso contínuo.
LEIA TAMBÉM:
- Braçadas do Futuro: patrocínio do Banco da Amazônia impulsiona natação de alto rendimento em Roraima
- Setor de serviços cresce 0,3% em junho e registra a quinta alta consecutiva, aponta IBGE
- Agências do trabalhador do DF têm 551 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (15)
- Plano Brasil Soberano traz alívio à indústria e mantêm espaço para negociações com os EUA, avalia presidente da CNI
Instagram Tabanez: https://www.instagram.com/tabanezdf
Para mais sobre o tema, acompanhe às próximas postagem Aqui!.