Levantamento também mostra que 51% apostam em descontos agressivos para aumentar o faturamento neste ano
A Black Friday entrou de vez no calendário do comércio brasileiro. A tradição norte-americana se tornou uma das datas mais esperadas pelos consumidores para garantir preços mais baixos e se depender dos empreendedores, as ofertas deste ano prometem surpreender. Conforme o levantamento da GestãoClick, com o crescimento da competição no comércio de produtos e serviços, o planejamento estratégico para aumentar o faturamento na data exige que os empresários invistam em dois fatores para se sobressair no mercado: tecnologia de gestão e descontos agressivos.
A pesquisa, realizada com 138 micro, pequenas e médias empresas, mostra que 57,5% dos empreendedores consideram a tecnologia ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) essencial para a execução das estratégias da Black Friday, evidenciando o papel cada vez mais estratégico da tecnologia na gestão e operação dos empreendimentos durante o período. Para o gerente comercial da GestãoClick, Lucas Sousa, a pesquisa revela duas faces da Black Friday deste ano: de um lado, a data se consolidou de vez no calendário do comércio; de outro, essa consolidação trouxe um aumento da concorrência, exigindo estratégias sólidas para atrair clientes.
“Não basta anunciar promoções, é preciso que as ofertas sejam reais e expressivas. Os empreendedores entenderam isso e 51% apostam em descontos agressivos para atrair clientes este ano. No entanto, sem embasamento de dados, a redução nos preços impacta negativamente a margem e a fidelização. É nesse sentido que os sistemas de gestão aparecem como um pilar para a definição das estratégias, ainda mais neste ano que precede o início da aplicação da Reforma Tributária”, afirma o especialista.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Para 44,6%, a Black Friday é chance de elevar o faturamento
Os números ainda mostram que a aposta em descontos expressivos é motivada pelo otimismo do mercado com a Black Friday deste ano, uma vez que 44,6% a enxergam como uma oportunidade concreta de aumentar o faturamento. Contudo, o especialista alerta que o foco em aumentar o faturamento é positivo, mas depende da clareza no planejamento e da gestão de indicadores, pontos que um sistema de gestão ajuda a estruturar através dos dados, controle de estoque, acompanhamento de vendas, relatórios financeiros e indicadores que maximizam o resultado desta e de outras datas do comércio.
“Por exemplo, se considerarmos as funções do ERP GestãoClick, o sistema é um aliado estratégico durante a Black Friday ao centralizar informações, automatizar processos e integrar áreas como estoque, vendas e finanças. A solução evita rupturas de estoque, otimiza o atendimento e gera relatórios em tempo real, o que permite ajustes rápidos em preços e campanhas. Mais do que aproveitar uma data promocional, a meta é mostrar que organização e eficiência são essenciais para transformar a Black Friday em resultados consistentes ao longo do ano”, finaliza Lucas Sousa.