O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou uma lei que determina a realização de cirurgias redutoras de seios na rede pública do Distrito Federal. O texto foi publicado no Diário Oficial do DF, na última semana.
Segundo a norma, a operação será garantida para pacientes com hipertrofia/macromastia mamária ou gigantomastia bilateral — que acarreta em um volume exagerado das mamas. No entanto, o serviço vai ser oferecido apenas nos casos em que a situação prejudicar a coluna vertebral do paciente.
LEIA MAIS
Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
As cirurgias devem ser realizadas, pelo SUS, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), por ordem de fila de espera. Segundo o mastologista da Secretaria de Saúde do DF, Farid Buitrago, os procedimentos deverão aguardar a disponibilidade de salas do centro cirúrgico.
O que diz a nova lei?
- Vai para a Copa do Mundo? Saiba os cuidados necessários antes de entrar no avião
- Saneamento básico: 28 municípios atingem universalização no abastecimento de água, aponta Trata Brasil – Cópia
- Cirurgias para tratamento da Doença de Chagas serão realizadas no HRT
- InfoGripe: Influenza A e VSR impulsionam alta de casos graves respiratórios no Brasil
- Eliane Abreu: “Eu não ponho meu CPF em qualquer lugar”, diz em entrevista ao projetar metas para o Iges-DF
De acordo com a lei, o paciente será avaliado e, se houver necessidade da redução das mamas, ele deve ser encaminhado para a realização da mamoplastia redutora na rede pública.

