Afroempreendedorismo em ascensão: Projeto Igualando Oportunidades impulsiona jovens negros no DF

Em um cenário de desigualdades raciais persistentes, o afroempreendedorismo surge como uma força de transformação social e econômica. No Distrito Federal, o projeto “Igualando Oportunidades” desponta como uma iniciativa visionária que capacita e impulsiona jovens negros na jornada empreendedora, abrindo caminho para um futuro mais próspero e inclusivo.

Capacitação e mentoria para o sucesso

Com foco em áreas estratégicas como tecnologia da informação, o projeto oferece palestras, workshops e mentorias com especialistas renomados. Através de um programa cuidadosamente elaborado, os jovens afroempreendedores desenvolvem habilidades essenciais para a gestão de negócios, incluindo:

  • Elaboração de plano de negócios
  • Marketing e comunicação
  • Finanças e gestão de projetos
  • Programação e desenvolvimento de software
  • Habilidades empreendedoras

Mentores negros: exemplos inspiradores e guias na jornada

A figura do mentor assume um papel fundamental no projeto. Mais do que transmitir conhecimento técnico, esses profissionais negros servem como exemplos inspiradores, compartilhando suas vivências e trajetórias de sucesso. Essa conexão com a história e a cultura afro-brasileira permite que os jovens se identifiquem e se conectem com suas raízes, construindo um senso de pertencimento e orgulho de sua identidade.

Conheça alguns dos mentores que impulsionam o projeto:

  • Rubenilson Cerqueira: Doutor em Educação, empreendedor social, professor e mentor.
  • Larissa Umaytá: Percussionista, produtora e educadora, com vasta experiência na cultura popular brasileira.
  • Ester Sabino: Graduada em design, especialista em design educação e inovação em governo.
  • Nayana Cambraia: Investidora, inovadora social e gerente de projetos, com foco em negócios de impacto.
  • Tairo Felipe Gomes: Empreendedor e produtor musical.
  • Leonardo Julio: Graduando em engenharia aeroespacial, fundador do Ideia Space e All To Space, inovando na educação espacial e agronegócio.

Transformando sonhos em realidade: histórias de sucesso

O projeto “Igualando Oportunidades” já está transformando a vida de muitos jovens negros no DF. A escritora Hulda Rode, fundadora da startup Escreva, relata como a iniciativa a impulsionou na jornada empreendedora: “O projeto foi um divisor de águas, me permitindo absorver conteúdos valiosos e me inspirar com as histórias dos participantes. As ferramentas e conhecimentos adquiridos me ajudaram a aprimorar as práticas da empresa e a contratar novos profissionais.”

Para Jailson Mota, que trabalha com desenvolvimento de software, o programa representa a oportunidade de tirar seus sonhos do papel: “Estamos quebrando barreiras e mostrando que o afroempreendedorismo é viável. Ao ocuparmos esse espaço, provamos que essa realidade é alcançável. Mais do que o projeto em si, o que mais importa é o significado por trás disso: a representação simbólica das pessoas transformando sonhos em realidade.”

.Para mais informações acesse o site do Projeto Igualando Oportunidades: https://igualandooportunidades.com.br/

RECOMENDAMOS