Código de Defesa da Mulher do DF: um marco na luta por igualdade e proteção

O documento facilita o acesso à legislação, aumenta sua visibilidade e permite uma fiscalização mais eficaz

Um marco histórico na luta por igualdade e proteção foi estabelecido no Distrito Federal com a criação do Código de Defesa da Mulher. Fruto do trabalho do Deputado Distrital Pastor Daniel de Castro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o código reúne em um único documento leis que foram criadas ou aprovadas ao longo do tempo em prol da mulher.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Com mais de 47 artigos, o Código de Defesa da Mulher demonstra o compromisso do Distrito Federal com a proteção e o amparo às mulheres. O documento facilita o acesso à legislação, aumenta sua visibilidade e permite uma fiscalização mais eficaz.

Leia ainda

Deputado Pastor Daniel de Castro

“Esta iniciativa é uma conquista para todas as mulheres do Distrito Federal”, afirma o Deputado Pastor Daniel de Castro. “O código representa um passo importante na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres possam viver livres de violência e discriminação.”

Temas abrangidos

O Código de Defesa da Mulher abrange diversos temas, como:

  • Datas comemorativas de representação feminina: valoriza o papel da mulher na sociedade e reconhece suas conquistas.
  • Combate à violência: tipifica e pune crimes contra a mulher, como feminicídio, violência doméstica e familiar, e estupro.
  • Políticas habitacionais em favor da mulher: garante acesso à moradia digna para mulheres em situação de vulnerabilidade.
  • Leis relacionadas à saúde: assegura o direito à saúde integral da mulher, incluindo atendimento pré-natal, parto humanizado e acompanhamento ginecológico.
  • Luta contra a discriminação: combate a desigualdade de gênero em todas as áreas da vida, como no mercado de trabalho e na educação.

Benefícios para as mulheres

O Código de Defesa da Mulher oferece diversos benefícios para as mulheres do Distrito Federal, como:

  • Maior conhecimento dos seus direitos: facilita o acesso à informação sobre as leis que as protegem.
  • Empoderamento: incentiva as mulheres a denunciar violência e lutar por seus direitos.
  • Proteção eficaz: garante que as leis sejam cumpridas e que as mulheres sejam protegidas de forma eficaz.

Onde encontrar o código

O Código de Defesa da Mulher está disponível para consulta no site da Câmara Legislativa do Distrito Federal: https://www.chronicliverdisease.org/.

RECOMENDAMOS