Pacientes em tratamento contra o câncer no Distrito Federal contam com um aliado importante para enfrentar a perda de cabelo e resgatar a confiança durante a terapia. Um banco de doações gratuito mantém cerca de 300 perucas de cabelo natural à disposição da comunidade, com acervo renovado a cada dois meses. O atendimento é feito conforme a demanda diária, garantindo a entrega de uma peça por pessoa.
O atendimento é feito conforme a demanda diária, com o limite de uma unidade por pessoa. Além do fornecimento das perucas confeccionadas a partir de cabelos naturais, o projeto também distribui toucas, lenços e próteses mamárias, além de oferecer serviços de corte de cabelo e barba.
Como ter acesso às perucas gratuitamente
Para receber a doação, o paciente deve estar preferencialmente sem cabelos e comparecer à Sala de Acolhimento da Rede Feminina, localizada no Corredor 5 do ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal.
No local, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o relatório médico atualizado, emitido nos últimos seis meses. Após a realização do cadastro, a pessoa tem a liberdade de escolher o modelo, a cor e o tamanho que melhor se adaptam ao seu estilo.
Como doar fios de cabelo e insumos
As peças são produzidas por voluntários da comunidade. Quem deseja contribuir com o banco de perucas pode doar mechas de cabelo com, no mínimo, 20 centímetros de comprimento. É importante que os fios estejam completamente secos e presos por um elástico antes do corte, sendo entregues em sacos plásticos ou envelopes. Fios com química ou coloração também são aceitos.
- Roosevelt Vilela busca terceiro mandato na CLDF com plano para reduzir fila na saúde
- Candidatos realizam lives e cancelam debate na quinta-feira
- Arruda não manda no voto de ninguém”, afirma sobre apoio do PSD em sabatina do Metrópoles
- Na reta final, Celina lidera com 53% dos válidos e venceria no 1º turno, diz Datafolha
- Dólar encerra cotação acima de R$ 5,22 em dia de instabilidade global
As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. Para confirmação de horários e esclarecimento de dúvidas, o telefone de contato é o (61) 3364-5467.
A iniciativa também recebe doações de materiais essenciais para a confecção e manutenção das peças, tais como tecidos do tipo voil, telas, linhas de náilon ou tecelagem, silicone adesivo selante, além de xampu e condicionador.
Para além das doações, o projeto busca novos voluntários dispostos a ajudar no processo de fabricação. Os interessados recebem capacitação técnica para aprender o ofício e colaborar na produção das próteses capilares.

