Com a classificação da Seleção Brasileira para a fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF) decretará ponto facultativo na próxima segunda-feira (29). A medida foi anunciada oficialmente pela governadora Celina Leão e será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A decisão é válida para todos os órgãos da administração pública direta e indireta do DF, com exceção dos serviços considerados essenciais que não podem sofrer interrupção. A partida eliminatória da seleção está marcada para as 14h (horário de Brasília) contra o segundo colocado do Grupo F, que ainda está em definição.
Mobilidade urbana motivou a mudança de estratégia
De acordo com a chefe do Executivo local, a dinâmica observada no trânsito de Brasília durante os últimos jogos justificou a mudança na regra anteriormente adotada pelo governo. Inicialmente, o decreto previa apenas a liberação dos servidores públicos três horas antes do início de cada partida. “No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, explicou a governadora Celina Leão.
Com o ponto facultativo integral para a segunda-feira, o governo do DF espera diluir o fluxo de veículos nas principais vias de ligação da capital, evitando os grandes congestionamentos e a superlotação nos sistemas de transporte coletivo como ônibus e metrô.
- Globo da Morte, ilusionismo e fogo: Sesc Festclown 2026 divulga programação no DF
- Celina sanciona lei que autoriza empréstimo para socorrer o BRB
- Celina Leão inaugura obras de infraestrutura e asfalto no Sol Nascente
- MDB fecha com Celina Leão, anula racha e isola Rafael Prudente
- GDF cria “CEP Rural” para beneficiar 20 mil imóveis no campo
Funcionamento dos serviços essenciais garantido
O GDF assegurou que as prestações básicas e indispensáveis para a população não serão afetadas pelo decreto. Unidades de atendimento crítico manterão escalas de trabalho específicas para garantir a prestação ininterrupta das atividades.
Permanecem operando normalmente e sob regime de plantão os seguintes setores:
-
Saúde: Hospitais, UPAs e serviços de emergência médica.
-
Segurança Pública: Policiamento, corpo de bombeiros e delegacias de plantão.
-
Limpeza Urbana e Infraestrutura: Coleta de resíduos e manutenção de vias emergenciais.

