Foram içadas por um guindaste e afixadas sobre os pilares da estrutura as 28 vigas longarinas, responsáveis pela rigidez e sustentação da parte superior da estrutura
A construção do viaduto que compõe o complexo viário entre o Sudoeste e o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), chega este mês à terceira e última etapa. Na última semana, foram içadas por um guindaste e afixadas sobre os pilares da estrutura as 28 vigas longarinas, responsáveis pela rigidez e sustentação da parte superior da estrutura.
Feito isso, a equipe de 80 operários que trabalham no canteiro de obras começa, já nesta semana, a colocar sobre elas as pré-lajes, placas pré-moldadas que vão servir de forma para a concretagem da laje do viaduto e por onde passarão os carros que seguirão na rodovia, tanto no sentido Taguatinga quanto no sentido Eixo Monumental. Na parte inferior seguirão os veículos que saírem e chegarem ao parque pelo Sudoeste.
Cada uma das vigas longarinas tem 25,2 metros de comprimento e pesa 40 toneladas. “Assim como todas as partes do viaduto, foram peças pré-moldadas armadas e concretadas dentro do próprio canteiro, o que dá agilidade à construção”, explica Carlos Magno Rodrigues, um dos engenheiros fiscais da Secretaria de Obras.
- Conheça a monkeypox e previna-se
- BRB administra mais de R$ 10 bilhões em depósitos judiciais
- Eleições 2022: Mendanha diz que redução do Protege é fruto de seu trabalho pelo Estado
- Parada do Orgulho LGBTQIA+ volta às ruas de Brasília
A construção de todo o complexo viário já ultrapassa 50% de execução, de acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho. Só a parte do viaduto, chamada de obra de arte, está com 70% de execução e a de drenagem, 60%. Há ainda a construção das vias que vão compor as alças das tesourinhas e todo o sistema viário da Epig, tanto na parte superior quanto na subterrânea.
- “Nosso maior desafio é a saúde pública”, afirma Celina Leão em café da manhã com trabalhadores da zeladoria do DF
- UBS, UPA ou hospital? Entenda onde buscar atendimento na rede pública do DF
- Celina assina redução de interstício na PMDF e governo estuda promoções automáticas
- “Vozes da Comunidade” recebe Marcelo Gomide, presidente da Codhab, nesta sexta (21)
- Acidentes com animais peçonhentos: saiba como evitar
“Quem passa de carro pela Epig não vê dentro do canteiro, mas estamos em avanço constante para concluirmos até setembro e liberarmos a primeira etapa de toda a construção”, informa Carvalho.

