Reajuste de 8,56% nas tarifas do transporte entre DF e Entorno: o que você precisa saber

A recomposição tarifária divulgada nesta sexta-feira é válida para as linhas operadas por meio de autorização especial e não inclui aquelas operadas pela Taguatur

A partir de domingo (25/2), os passageiros que utilizam o transporte público entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno pagarão 8,56% a mais pelas passagens. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (23/2), foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Por que o reajuste?

A política tarifária do transporte interestadual semiurbano de passageiros prevê a atualização anual dos valores das passagens. No entanto, nos anos de 2021 e 2022, enquanto estava sob a responsabilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), não houve reajuste. Isso, segundo a ANTT, gerou dificuldades operacionais para as empresas que prestam o serviço.

O que está incluso no reajuste?

O reajuste de 8,56% considera diversos fatores, como:

  • Aumento do custo do combustível: O preço do diesel, por exemplo, subiu cerca de 40% nos últimos dois anos.
  • Aumento do óleo lubrificante: Outro item essencial para o funcionamento dos ônibus, o óleo lubrificante também teve um aumento significativo de preço.
  • IPCA: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, subiu 4,621% entre janeiro e dezembro de 2023.

Quais linhas serão afetadas?

O reajuste vale apenas para as linhas operadas por meio de autorização especial, e não se aplica àquelas operadas pela Taguatur, que é a única empresa que opera por meio de permissão por contrato licitado. Os cálculos relacionados a esse contrato específico ainda estão em análise pela ANTT e serão divulgados em breve.

Leia ainda

Por que o transporte semiurbano não recebe subsídio?

Ao contrário de outros tipos de transporte, como o público urbano, o transporte semiurbano não recebe ajuda financeira do governo. Isso significa que o dinheiro para cobrir os custos com manutenção, compra de veículos, salários dos funcionários e outras despesas vem apenas da tarifa paga pelos passageiros.

O que os passageiros podem fazer?

A ANTT reconhece que o reajuste representa um impacto no bolso dos passageiros. No entanto, a agência afirma que a medida é necessária para garantir a qualidade e a segurança do serviço.

Dicas para economizar na passagem:

  • Utilize o Bilhete Único: O Bilhete Único oferece desconto de 50% na tarifa para quem utiliza mais de um ônibus no mesmo dia.
  • Compre o passe mensal: Se você utiliza o transporte com frequência, o passe mensal pode ser uma opção mais econômica.
  • Fique atento às promoções: As empresas de ônibus frequentemente oferecem promoções de passagens.
  • Considere alternativas: Se possível, utilize outros meios de transporte, como carona ou bicicleta.

Confira as novas tarifas das passagens com o reajuste: 

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

RECOMENDAMOS