Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos e coloca Trump na sola do sapato

O impulso especial das mulheres e dos jovens, exaltou o democrata de 77 anos, após o período de ruptura da presidência Trump

Os Estados Unidos mudaram o rumo e colocaram um ponto final na era Trump. O democrata Joe Biden derrotou o republicano Donald Trump nas eleições 2020 e será o presidente dos Estados Unidos, de acordo com as projeções da imprensa e em meio a um escrutínio agônico que começou na terça à noite e já dura mais de quatro dias. As informações são do El Pais.

Uma maré de participação, com impulso especial das mulheres e dos jovens, decidiu expulsar da Casa Branca Trump, o empresário imobiliário nova-iorquino que levou o populismo mais agressivo, beirando o xenófobo, ao centro do poder. A vitória de Biden, um político moderado de 77 anos, enfrenta a um Donald Trump que se declara em rebeldia e decidiu levar o resultado aos tribunais agitando infundadas acusações de fraude.

LEIA AINDA

Cantora Vanusa morre aos 73 anos de insuficiência respiratória

Ainda segundo o El Pais, Biden será presidente após as eleições mais insólitas e importantes da história recente, marcadas pela pandemia e uma onda de comparecimento que não acontecia em 120 anos.

A última atualização da contagem na Pensilvânia na manhã de sábado certificou Biden como o vencedor daquele território-chave e, com isso, o vencedor das eleições. Ele havia superado os 270 votos eleitorais necessários para conquistar a Casa Branca e Trump acabava de se tornar o primeiro presidente nos últimos 25 anos a perder a reeleição (depois de George Bush pai, em 1992) e o terceiro a sofrer tal derrota desde o Segunda Guerra Mundial (Jimmy Carter em 1980).

RECOMENDAMOS