Governo do DF nomeia 83 novos agentes de Vigilância Ambiental para reforçar combate à dengue

Convocação dos novos servidores aprovados foi publicada no DODF desta terça-feira (27)

Na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a nomeação de 83 novos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde. A medida visa fortalecer as ações de combate à dengue, que se encontra em estado de epidemia no DF.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Reforço na equipe:

As novas nomeações fazem parte de um concurso público realizado em 2023, que ofertou 150 vagas para o cargo. A iniciativa visa ampliar a capacidade de atuação da equipe de Vigilância Ambiental nas ações de prevenção e controle da dengue e outras doenças transmitidas por vetores.

Leia mais

Ampla concorrência e inclusão:

As 83 vagas foram distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência (PCDs), pessoas negras ou pardas (PNPs) e hipossuficientes. Os candidatos que não tomaram posse dentro do prazo estipulado na primeira chamada tiveram a nomeação revogada.

Combate à dengue:

Os novos agentes já estão em campo atuando no combate à dengue. A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destaca a importância do trabalho dos agentes: “Eles têm uma missão nobre, que é entrar na casa das pessoas e orientá-las sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.”

Treinamento e capacitação:

Os novos servidores participaram de um treinamento abrangente sobre o mosquito Aedes aegypti, incluindo suas características, ciclo de vida e formas de prevenção. Além disso, foram capacitados em novas técnicas de combate ao mosquito, como a aplicação de inseticida em ambientes fechados e a instalação de armadilhas.

Investimento em saúde pública:

A nomeação dos novos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde representa um investimento do GDF na saúde pública do Distrito Federal. A medida demonstra o compromisso do governo em fortalecer as ações de combate à dengue e outras doenças, protegendo a população e promovendo a qualidade de vida.

Veja a publicação com as nomeações dos novos agentes.

RECOMENDAMOS