Distrito FederalJosé Aparecido toma posse na Fecomércio-DF e anuncia expansão do Sesc e Senac

José Aparecido toma posse na Fecomércio-DF e anuncia expansão do Sesc e Senac

Solenidade reúne autoridades em Brasília e consolida planos econômicos para o DF

Fecomércio-DF oficializou a posse de sua diretoria reeleita para o mandato que se estende de 2026 a 2030. Realizada na sede administrativa do Sesc-DF, a solenidade marcou o início do segundo ciclo consecutivo de José Aparecido da Costa Freire à frente da instituição, consolidando uma gestão focada na modernização econômica e no desenvolvimento social de Brasília.

A cerimônia reuniu cerca de 300 convidados, incluindo lideranças empresariais, representantes dos 24 sindicatos patronais filiados, o 1º vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Leandro Domingos, além de autoridades políticas de destaque, como a governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Continuidade legitimada por unanimidade

A recondução do corpo diretor reflete o forte alinhamento do empresariado local. José Aparecido liderou a chapa única no pleito e foi reeleito por unanimidade. Com o resultado, a composição das vice-presidências também permanece inalterada, mantendo nos cargos:

O presidente reconduzido também segue no comando dos Conselhos Regionais do Sesc-DF e do Senac-DF, reforçando a estratégia de atuação integrada que marca o ecossistema corporativo da região. “Tivemos os 24 sindicatos presentes que votaram em unanimidade para esse resultado. São quatro anos pela frente para realizar muito porque hoje temos um projeto. Quero honrar a responsabilidade com todo o setor”, declarou José Aparecido.

O peso econômico da Fecomércio-DF

As instituições que compõem o Sistema Fecomércio-DF desempenham um papel de liderança na economia local. Juntas, elas representam aproximadamente 277 mil empresas na capital do país.

De acordo com dados estatísticos do setor produtivo, o segmento de comércio de bens, serviços e turismo é o motor mais robusto do Distrito Federal, respondendo por:

  • 95,4% do Produto Interno Burto (PIB) local;

  • Mais de 87% dos empregos formais gerados na região.

Metas e prioridades estratégicas (2026-2030)

Se o primeiro mandato (2022-2026) concentrou esforços no planejamento e na reestruturação administrativa, a nova gestão assume com o compromisso de focar na execução de obras físicas e inovação tecnológica. Entre as principais diretrizes anunciadas para os próximos quatro anos, destacam-se:

  • Revitalização do Setor Comercial Sul (SCS): Implementação de um Polo Criativo Tecnológico em parceria direta com o Governo do Distrito Federal (GDF) para transformar e acelerar os trâmites urbanísticos da região central;

  • Expansão de Infraestrutura Social: Conclusão e entrega de novas unidades integradas do Sesc em Planaltina e no Núcleo Bandeirante, além de um Centro Cultural do Sesc-DF;

  • Qualificação e Educação: Ampliação da oferta de cursos técnicos e de formação do Senac-DF, com foco na inserção de jovens da rede pública no mercado profissional;

  • Capacidade Produtiva: Construção de um moderno centro de produção de alimentos localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Durante o evento, a governadora Celina Leão ratificou o apoio do Executivo local para tirar os planos urbanísticos do papel, adiantando que reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) já foram agendadas para dar celeridade às metas conjuntas de revitalização.

Últimas