A história de Firmina Maria da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Firmina, tornou-se um símbolo de inspiração e vitalidade dentro do programa “Mais Vividos”, iniciativa do Sesc-DF voltada para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. Aos 84 anos, ela esbanja disposição e acumula vivências que servem como uma verdadeira lição de resiliência para todas as gerações que frequentam as unidades da instituição.
O projeto “Mais Vividos” atua diretamente na assistência e na valorização da terceira idade, oferecendo uma ampla grade de atividades que englobam práticas físicas, oficinas culturais, momentos de socialização e acompanhamento especializado. Para Dona Firmina, a rotina estabelecida pelo programa foi um divisor de águas, ajudando-a a manter o corpo em movimento, a mente afiada e a autoestima elevada na melhor idade.
- DF oferta 676 vagas de emprego nesta sexta-feira; veja como se candidatar
- Encontrou um animal silvestre em perigo no DF? Saiba como agir e quem acionar
- Começa o Sesc Festclown no DF; confira as atrações do festival de palhaçaria
- Saiba o que muda no transporte: presidente do Metrô-DF é o entrevistado desta sexta no Vozes da Comunidade
- TRE-DF enxerga propaganda irregular e manda remover outdoors de Rodrigo Rollemberg
Ao refletir sobre sua trajetória e a velocidade com que os anos passam, a idosa deixa claro que o segredo não é tentar frear o relógio, mas sim viver intensamente cada momento disponível. “O tempo não para, a gente é que tem que acompanhar o ritmo dele”, ensina Dona Firmina, esbanjando sorrisos e vitalidade. “Se a gente fica parada esperando, a vida passa e a gente adoece. No Sesc eu encontrei alegria, amigos e a força que precisava para continuar caminhando firme, independente da minha idade”.

