DF se consolida como polo promissor no cenário de jogos eletrônicos

Número de empresas desenvolvedoras fixadas na capital cresceu 21% em 2023; GDF reconheceu os e-Sports como modalidade esportiva e tem fomentado o mercado, que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano no país

O Distrito Federal está se consolidando como um polo promissor para o crescimento do setor de jogos eletrônicos no Brasil, tanto em termos de jogadores profissionais quanto de empresas desenvolvedoras de games. A capital brasileira não apenas reúne uma comunidade vibrante de gamers, mas também vem atraindo cada vez mais empresas do ramo, impulsionando a economia criativa local.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Reconhecimento e crescimento

Em janeiro deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante ao reconhecer os e-sports como modalidade esportiva, sancionando a Lei nº 7.390/2024. Essa medida demonstra o compromisso do governo com o desenvolvimento da indústria de games na região.

Leia ainda

Dados da segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Games, da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), corroboram essa ascensão. A capital federal figura como a sexta cidade brasileira com mais empresas desenvolvedoras de jogos digitais, com um crescimento de 21% no número de empresas entre 2022 e 2023, saltando de 43 para 52 negócios.

Investimentos em infraestrutura e capacitação

O GDF tem realizado investimentos estratégicos para fomentar o cenário gamer. A Biblioteca Nacional de Brasília inaugurou recentemente o Espaço Geek, um ambiente moderno e equipado para receber cursos, workshops e torneios de e-sports. A iniciativa reuniu 8 mil gamers em sua estreia em janeiro, evidenciando a paixão da comunidade pelo universo dos games.

Capacitação para a profissionalização

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e a Federação Brasiliense de Esportes Eletrônicos (FBDEL) uniram forças para oferecer cursos gratuitos de capacitação para gamers. A iniciativa, que conta com 50 alunos em cinco turmas, visa profissionalizar a comunidade e prepará-la para o mercado competitivo.

Sonhos e oportunidades

Rafael Jesus, de apenas 13 anos, é um dos alunos que almejam uma carreira no mundo dos games. “Quero muito ser produtor de conteúdo e profissional do esporte”, relata. As aulas o auxiliaram a evoluir em suas modalidades favoritas, como Free Fire e Valorant.

Para Gabriel de Souza Farias, 16 anos, o curso representa uma chance de otimizar seu tempo dedicado aos jogos. “Geralmente, eu passava sete a oito horas por dia jogando. Aqui, meu professor está sempre me ensinando as melhores técnicas e estratégias para utilizar no cenário competitivo”, explica o jogador de Valorant e Counter-Strike.

O futuro dos games no DF

Com o apoio do governo, investimentos em infraestrutura, capacitação e uma comunidade apaixonada, o Distrito Federal tem tudo para se tornar a verdadeira capital dos games brasileiros.

RECOMENDAMOS