Inteligência artificial: o futuro das profissões em debate na Campus Party

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo do trabalho, criando e extinguindo profissões em um ritmo cada vez mais acelerado. Esse foi o tema central da palestra do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, na Campus Party Brasília, que acontece neste fim de semana na Arena BRB Mané Garrincha.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

“A IA nada mais é do que a habilidade de uma máquina realizar atividades naturalmente humanas”, definiu Reisman. Ele destacou a velocidade com que as novas tecnologias impactam a sociedade, citando como exemplo a diferença no tempo que aviões (68 anos) e o jogo Pokémon Go (19 dias) demoraram para atingir 50 milhões de usuários.

Leia mais

“Para quem está pensando em qual carreira seguir, o Institute of Future projeta que em 2030, ou seja, em apenas seis anos, 85% das profissões disponíveis não existirão mais”, alertou o secretário.

Ferramentas para o futuro

Para ilustrar o potencial da IA, Reisman convidou o influenciador de tecnologia Vini Sampaio, que apresentou algumas ferramentas que utiliza em seu trabalho, como o ChatGPT, Eleven Labs, Midjourney, Heygen e Sora.

“Espero que essas tecnologias possam ajudar vocês como têm me ajudado”, disse Sampaio. “Tudo isso levanta também questões de segurança que vão do uso de imagem ao impacto que isso pode causar na sociedade.”

Regulamentação da IA

Reisman reconhece a necessidade de regulamentar a IA, tema que o Brasil está começando a debater. “Sem dúvida, regulação é um dos temas que teremos”, afirmou.

Campus Party

A Campus Party é um festival mundial sobre tecnologia, disrupção, empreendedorismo e STEM, presente em mais de 30 países. Esta é a sexta vez que o evento acontece em Brasília, reunindo milhares de pessoas interessadas em tecnologia.

Serviço:

  • Evento: Campus Party Brasília
  • Data: 29 a 31 de março de 2024
  • Local: Arena BRB Mané Garrincha
  • Mais informações: https://www.campus-party.org/

Palestra:

  • Tema: O futuro das profissões na era da IA
  • Palestrante: Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF
  • Convidado: Vini Sampaio, influenciador de tecnologia

Quotes:

  • Leonardo Reisman: “A IA nada mais é do que a habilidade de uma máquina realizar atividades naturalmente humanas.”
  • Vini Sampaio: “Espero que essas tecnologias possam ajudar vocês como têm me ajudado. Tudo isso levanta também questões de segurança que vão do uso de imagem ao impacto que isso pode causar na sociedade.”
  • Leonardo Reisman: “Sem dúvida, regulação é um dos temas que teremos.”

RECOMENDAMOS