Vice-Governadora Celina Leão lidera discussões sobre Mobilidade Urbana no C-MOVE Brasília 2024

Celina Leão ressaltou a vitalidade dos veículos elétricos para o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, deu início ao C-MOVE Brasília 2024 nesta terça-feira (19), abrindo as portas para uma ampla discussão sobre a mobilidade urbana sustentável na capital federal. O congresso, que se realiza hoje e amanhã (20), no 21 Convention Affiliated by Meliá, busca ser um marco na transição para a mobilidade sustentável, enfatizando a importância de um diálogo entre o setor privado e órgãos governamentais.

Veículos elétricos e cidades inteligentes

Em seu discurso de abertura, Celina Leão ressaltou a vitalidade dos veículos elétricos para o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis. A vice-governadora destacou o desafio enfrentado pelo Distrito Federal em adaptar sua infraestrutura para suportar a crescente demanda por carros elétricos, enfatizando a necessidade de estabelecer pontos de abastecimento adequados.

Desafios e oportunidades

“Não adianta termos veículos elétricos sem o suporte necessário. É um desafio que pretendemos liderar, começando pelo DF para servir de exemplo ao restante do país”, afirmou Celina Leão.

Mobilidade sustentável e meio ambiente

Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), destacou a importância dos veículos elétricos para uma cidade moderna e inteligente.

“Precisamos realmente avançar nesse desafio”, disse Guggisberg. “Em nome do governador Ibanez, estamos comprometidos em adotar tecnologias limpas e promover um transporte de qualidade. Queremos garantir a preservação do meio ambiente para todos”, afirmou.

Eletrificação do transporte

Guggisberg também enfatizou a importância da eletrificação dos ônibus e caminhões como um dos principais caminhos para a redução dos impactos das emissões de combustíveis fósseis no meio ambiente.

“Ao combinarmos a eletromobilidade com as fontes de energia renovável, como solar e eólica, podemos reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar para todos os brasileiros”, disse ele.

Infraestrutura para a mobilidade elétrica

Para Guggisberg, o Brasil precisa promover a necessária infraestrutura para que a mobilidade elétrica ganhe mais espaço e atinja o maior número de consumidores.

“Devemos superar essa lacuna para incentivar a adoção em massa dos veículos elétricos. Precisamos planejar investimentos nessa infraestrutura”, finalizou.

Participações de autoridades

Participaram da abertura do evento as seguintes autoridades:

  • Celina Leão, Vice-Governadora do Distrito Federal
  • Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Nacional do Ministerio de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC)
  • Adriana Resende Avelar, Presidente do CREA
  • Leonardo Reisman, Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do DF
  • Zeno Andrade, Secretário de Transporte e Mobilidade do DF
  • Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano do MMA
  • Saulo Nacif Araujo, Superintendente do Banco de Brasília (BRB)

O C-MOVE Brasília 2024

O C-MOVE Brasília 2024 reúne líderes e gestores públicos, empresas, operadoras de transporte e gestores de frota de ônibus elétricos para debater os últimos avanços em veículos elétricos e mobilidade urbana. O congresso visa apresentar as últimas novidades em veículos elétricos, fomentar um diálogo entre o setor privado e órgãos públicos, e destacar as tecnologias emergentes e as vantagens da eletrificação para a mobilidade urbana sustentável.

RECOMENDAMOS