Após 29 anos, idoso desaparecido reencontra a família graças ao trabalho de assistentes sociais

Fotos: Jurana Lopes/IgesDF

Um idoso de 85 anos, desaparecido há 29 anos da família, foi reencontrado graças ao trabalho das assistentes sociais do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

O idoso, que não teve a identidade revelada, foi encontrado desorientado e com quadro de infecção urinária na Unidade de Pronto Atendimento do Riacho Fundo, em Brasília, em novembro de 2023. Ele foi transferido para a enfermaria do Serviço de Clínica Médica do HRSM, onde foi identificado e a família encontrada.

“O nosso trabalho é desafiante porque estamos num hospital e estamos limitados. Precisamos de ajuda externa, nem sempre existe um suporte imediato. Mas, quando tudo acaba bem é gratificante para nós. Fazer um idoso retornar pra família depois de quase 30 anos desaparecido é um desfecho muito feliz”, disse a assistente social Edileia Santana.

Segundo Edileia, em alguns casos os familiares se recusam a aceitar a pessoa de volta e eles são obrigados a agir na busca de uma instituição. Porém, no caso do idoso, a família ficou muito feliz em recebê-lo de volta.

“Saber que o idoso vai ter uma velhice com dignidade e no seio de sua família é uma motivação para o nosso trabalho. Vemos histórias de muitos idosos que se ausentaram da vida familiar e que acabam indo para uma instituição de acolhimento para ser cuidado, infelizmente. Então, o desfecho do seu José me deixa muito feliz”, explicou a assistente social.

O idoso sofre de demência e necessita de acompanhamento médico contínuo com psiquiatra e neurologista. Além de cuidados 24h por dia. No dia 18 de janeiro ele recebeu alta hospitalar e foi levado para Minas Gerais pela família.

Com informações de Jurana Lopes/IgesDF

RECOMENDAMOS