Os motoristas que trafegam pela Ponte Juscelino Kubitschek precisam redobrar a atenção e pisar um pouco menos no acelerador. A velocidade máxima permitida nos dois sentidos da via JK foi reduzida de 80 km/h para 60 km/h. A mudança começou a valer na prática com o início da substituição das placas de sinalização vertical pelas equipes de trânsito.
A alteração no limite de velocidade faz parte de um plano de requalificação que visa transformar a via em uma avenida arterial. O principal objetivo da redução é garantir a segurança necessária para a instalação futura de novos equipamentos semafóricos e travessias de pedestres ao longo do trajeto.
Nas próximas semanas, o local também receberá intervenções na sinalização horizontal. Estão previstas a pintura de linhas seccionadas, faixas de bordo, áreas zebradas e a colocação de tachões para canalizar melhor o fluxo dos carros e pedestres.
Como fica a fiscalização e as multas?
Muitos condutores se perguntam sobre o funcionamento dos radares após a mudança. A barreira eletrônica, popularmente conhecida como lombada, que já operava limitando o tráfego a 60 km/h, continua funcionando da mesma maneira.
- Circuito Sesc + Corridas mobiliza 2,5 mil participantes nas ruas de Ceilândia
- Lei que proíbe taxas abusivas de cartório em contas de água e luz é sancionada no DF
- Republicanos fecha com Celina Leão para o governo: “Quem conhece os problemas da nossa cidade se chama Celina”, diz presidente
- Sesc + Corridas terá etapa em Planaltina no dia 2 de Agosto; Inscreva-se!
- Aumenta fiscalização sobre beneficiários do Cartão Prato Cheio que possuem CNPJ
Já os radares fixos que antes fiscalizavam o limite de 80 km/h passarão por um processo de reprogramação técnica para se adequarem à nova realidade de 60 km/h. De acordo com as autoridades de trânsito do DF, haverá um curto período de adaptação educativa para os motoristas logo após a conclusão dos ajustes nos aparelhos, antes que as autuações por excesso de velocidade passem a ser emitidas de forma definitiva no novo patamar.
A instalação completa dos novos conjuntos semafóricos, que contam com botoeiras para os pedestres, e a demolição das muretas divisórias de concreto devem demorar um pouco mais, pois dependem de obras estruturais mais robustas na pista.

