Coluna do Cunha | Mas por que faltam vacinas?

Por Hudson Cunha

Entrou na justiça!

Ibaneis Rocha está fazendo o papel de um grande líder ao tomar medidas cabíveis para garantir o envio de lotes extras de vacinas contra a Covid-19 para os brasilienses.  Atualmente, há um déficit de 292 mil doses porque os imunizantes foram usados na vacinação das Forças Armadas e das forças de segurança do DF por determinação do Ministério da Defesa.

Negando o prejuízo

O Ministério da Saúde nega o prejuízo. O ministro Marcelo Queiroga disse que “nenhuma unidade da federação foi prejudicada” e que as decisões com relação às quantidades de vacinas para cada estado “foram tomadas lá atrás, de forma pactuada, com os secretários de saúde e seus órgãos representativos”.

Se ele diz, né?

Mas por que faltam vacinas?

Simples! Porque o Ministério da Saúde não seguiu a recomendação dos especialistas, que determina que se deve guardar vacinas com prazo de validade relativamente curto e que exigem duas doses.

Acesso para todos

A população que mora em regiões vulneráveis sem acesso à internet ou TV do DF, foram imunizadas por profissionais que foram até as comunidades. Em menos de um mês, mais de cinco mil pessoas foram alcançadas pela campanha desta forma.

Isso deve ser elogiado!

E Goiás, como tá?

O governador de Goiás Ronaldo Caiado, como médico, deve estar rindo para as paredes. Isso porque o estado foi destaque num estudo sobre a Covid-19 publicado na revista The Lancet, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo.   Vamos parabenizar a nossa ciência, em especial os pesquisadores goianos.

* Hudson Cunha é consultor em Comunicação e Negócios Digitais. Escreve a Coluna do Cunha no Portal 84 NOTÍCIAS.

RECOMENDAMOS