Coluna Saúde ao Pé do Ouvido | Perguntas e respostas sobre a acupuntura auricular/auriculoterapia, por Gisele Pena

Muita gente conhece a acupuntura tradicional, mas desconhece ou tem dúvidas sobre a acupuntura auricular, também chamada de auriculoterapia. Se você é uma dessas pessoas, preparei respostas para as perguntas mais comuns que podem lhe ajudar.

  • Afinal, o que é a acupuntura auricular ou auriculoterapia?

A auriculoterapia ou acupuntura auricular é um método terapêutico que usa a estimulação de pontos na orelha (no pavilhão auricular) para se tratar diversas afecções de saúde.

Ela age estimulando o auto reparo e o restabelecimento do equilíbrio do corpo. Isto acontece através de uma “conversa” entre a orelha e o cérebro, bem como através das conexões da orelha com os canais e colaterais da acupuntura tradicional. É um método limpo, que não sobrecarrega rins e fígado e não agride seu estômago.

  • Ela funciona como a acupuntura tradicional?

Basicamente sim, pois os meridianos da acupuntura tradicional possuem conexões diretas ou indiretas com os pontos da orelha.

  • Como ela é feita?

As sessões de auriculoterapia incluem uma entrevista com o paciente, seguida do exame físico da orelha, onde os pontos que precisam ser trabalhados aparecem como dolorosos à palpação ou com baixa resistência elétrica da pele.

A partir daí, o profissional aplica estímulos nos pontos escolhidos, que podem ser sementes, esferas, agulhas, magnetos, laser, corrente elétrica, entre outros. Os estímulos podem ser aplicados a cada sessão ou permanecerem na orelha por uma semana, no geral.

  • Para quais situações ela é indicada?

Ela pode ser benéfica em diversas situações, sendo empregada tanto em queixas físicas, quanto emocionais. Alguns exemplos seriam: em quadros de dor no sistema musculoesquelético (como nas dores lombar, cervical, articulares, distensões musculares, entorses), nos desequilíbrios hormonais, nos distúrbios do sono, do sistema gastrointestinal (como a constipação, diarreia, gastrite, refluxo), problemas de pele (como as alergias, acne, psoríase), no tratamento de sequelas neurológicas, na cessação do tabagismo e alcoolismo, na obesidade e sobrepeso, depressão ansiedade e estresse.

  • Quais pessoas podem receber o tratamento?

À princípio, a auriculoterapia é para todos. Mas deve-se ter bom senso em determinadas situações, por exemplo, em crianças muito pequenas e pessoas muito idosas ou debilitadas deve-se usar poucos pontos e estes devem ser estimulados de maneira mais suave. 

No passado, se contraindicava o uso da auriculo em grávidas, mas na verdade elas podem fazer, só se deve ter cuidado para não se aplicar pontos que possam comprometer a gestação como pontos endócrinos, do útero e dos ovários.

  • Há efeitos colaterais?

O maior efeito adverso da auriculoterapia é a dor no local dos pontos estimulados que, apesar de incômoda, é um sinal de que o resultado terapêutico, provavelmente, será satisfatório. 

 

Espero que as informações acima tenham lhe ajudado!

RECOMENDAMOS