Coluna Saúde ao Pé do Ouvido: Como melhorar a imunidade?, por Gisele Pena

Em tempos de pandemia, muita gente tem procurado meios de melhorar a imunidade e se tornar mais forte e resistente a infecções.

Mas afinal, o que é imunidade?

Imunidade é a capacidade do nosso organismo de nos proteger contra agentes que possam causar danos a ele e nos deixar doentes. Esse papel é desempenhado pelo sistema imunológico ou imune, que apresenta dois componentes: a imunidade inata e a adaptativa ou adquirida. A imunidade inata é a que nasce conosco, sendo a primeira linha de defesa contra uma infecção, e fazem parte dela as barreiras naturais do corpo como a pele, o revestimento dos pulmões e intestino, bem como as células capazes de capturar e “digerir” agentes invasores, por exemplo.

Já a imunidade adquirida é específica, isto quer dizer que o organismo, quando entra em contato com um microrganismo, como um vírus ou uma bactéria, é capaz de reconhecê-lo e eliminá-lo através da ação de anticorpos e de células específicas. Ela também é conhecida como adquirida, justamente porque nós a desenvolvemos a partir do contato com agentes que causam infecção, ao longo da vida. É o sistema que é ativado pelas vacinas.

Mas como melhorar nossa imunidade? Bem, primeiro precisamos entender que o funcionamento do sistema imune é complexo e depende do bom funcionamento dos outros sistemas do nosso organismo. Portanto, um estilo de vida saudável que inclui alimentação saudável, sono reparador, manejo do estresse, redução da exposição a poluentes, banhos de sol, prática regular de atividade física e carteira de vacinação em dia irá contribuir muito para que seu corpo fique mais forte.

É só pensarmos: quando não dormimos direito, levamos uma vida sedentária, comemos mal e abusamos de drogas (álcool, cigarros, uso indiscriminado de medicamentos), começamos a prejudicar nossa pele, o funcionamento do intestino, comprometemos o aporte de nutrientes que seria usado para formar células e proteínas e, mais ainda, deixamos nosso corpo ocupado o tempo todo gastando energia na luta para eliminar poluentes e restabelecer o equilíbrio.

LEIA TAMBÉM:

A boa notícia é que auriculoterapia pode ser uma grande aliada na busca por um sistema imune forte! Sendo que, não existe na orelha um único ponto chamado imunidade, que ao ser estimulado faz maravilhas por você. A auriculoterapia pode contribuir para atenuar o que está “sabotando” seu sistema imune, como sono ruim, mal funcionamento do intestino, sobrepeso, saúde da pele, do fígado e de outros órgãos comprometida, estresse, ansiedade e tristeza, por exemplo. Tudo vai depender de qual desequilíbrio e queixa o indivíduo apresenta.

Claro, os efeitos da auriculoterapia serão melhores quando aliados a mudanças no estilo de vida, como mencionado acima.

Cuide do seu sistema imunológico!

 

RECOMENDAMOS