Coluna Saúde ao Pé do Ouvido | Quando sentirei os efeitos da acupuntura auricular/auriculoterapia?, por Gisele Pena

 

Muitos pacientes, ao iniciarem o tratamento com acupuntura auricular/auriculoterapia me perguntam quanto tempo leva para sentirem os resultados, para melhorarem. É uma pergunta difícil, pois os resultados na acupuntura auricular dependem de vários fatores. Abordarei alguns deles a seguir.

Primeiramente, é necessário lembrar que na acupuntura auricular os resultados ocorrem por meio de uma “conversa” entre o pavilhão auricular (a orelha) e o sistema nervoso, bem como pela conexão que existe entre o sistema de canais e colaterais da acupuntura tradicional e a orelha. Em outras palavras, a estimulação de pontos e áreas da orelha envia uma mensagem para o cérebro, que responde alterando o funcionamento de uma região e a percepção de dor, através da liberação de neurotransmissores, mediadores inflamatórios e hormônios. E, pela visão da medicina chinesa, através da relação com os canais e colaterais, pode-se restabelecer o adequado movimento de energia, o equilíbrio Yin e Yang e a expulsão de energia patogênica.

No geral, afecções de saúde agudas têm uma resposta mais rápida ao tratamento que as crônicas. Gosto de dar o seguinte exemplo: um torcicolo, que começou há dois dias apresenta um tempo de resposta ao tratamento muito mais rápido e, muitas vezes, com apenas uma sessão, do que uma lombalgia que acompanha um indivíduo há mais de um ano.

Outro fator que influencia a resposta ao tratamento é o tipo de estímulo utilizado nos pontos auriculares. As agulhas, por exemplo, são estímulos mais fortes e tendem a produzir efeitos mais rápidos que as esferas. Entretanto, as agulhas não são bem aceitas por muitos pacientes e também não podem ser usadas em todas as pessoas, como é o caso das gestantes, crianças pequenas e indivíduos muito debilitados.

Em algumas situações, o paciente pode começar a apresentar resultados terapêuticos apenas após algumas sessões do tratamento. Esta resposta com retardo pode acontecer pela gravidade da doença, por uma saúde muito debilitada, com grave obstrução do sistema de canais e colaterais da medicina chinesa ou, até mesmo, pelo uso de quantidade e intensidade insuficientes de estímulos. A manutenção do tratamento, com maior número de sessões, é indicada e costuma trazer melhores resultados.

Há também ocasiões em que um indivíduo que vinha se tratando há um tempo, com bons efeitos terapêuticos, para de responder, entrando numa espécie de platô. Tratamentos longos podem saturar as terminações nervosas da orelha, reduzindo a sensibilidade e capacidade terapêutica dos pontos. Neste caso, deve-se realizar uma pausa no tratamento, de modo a se restabelecer a sensibilidade.

Portanto, o tempo e magnitude da resposta a acupuntura auricular/auriculoterapia variam de paciente para paciente. É fundamental a realização de uma boa avaliação para que o profissional faça boas escolhas em relação aos estímulos e pontos utilizados.

Experimente a acupuntura auricular!

RECOMENDAMOS