Coluna Saúde ao Pé do ouvido| Sobrepeso e obesidade na auriculoterapia, por Gisele Pena

“Quero emagrecer! A auriculoterapia pode me ajudar?”

Essa é uma das perguntas mais frequentes que escuto! Mas antes de respondê-la, precisamos entender melhor a dimensão do problema do sobrepeso e obesidade.

No Brasil, o sobrepeso e a obesidade estão aumentando em todas as faixas etárias, em ambos os sexos e em todas as classes sociais, sendo a velocidade desse crescimento maior na população de baixa renda. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade pode ser considerada uma epidemia mundial, relacionada ao comportamento alimentar e a atividade física. É importante salientar que fatores políticos, econômicos, sociais e culturais também têm impacto sobre o aumento da obesidade. 

Sobrepeso e obesidade podem aumentar a incidência de muitas condições crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e síndrome da apneia obstrutiva do sono, e estão associados a maior mortalidade. Portanto, representam um problema de saúde pública.

A auriculoterapia ou acupuntura auricular tem sido usada como mais uma forma de tratamento em diversas afecções de saúde. Em relação ao controle do peso corporal, há estudos experimentais que sugerem que a estimulação de pontos na orelha pode estar envolvida em vários mecanismos como a regulação de peptídeos anorexígenos e orexígenos (neurotransmissores que inibem e estimulam a fome, respectivamente), do metabolismo da glicose, da resistência à insulina, do metabolismo das gorduras e de marcadores inflamatórios, já que há uma atividade inflamatória envolvida no sobrepeso/obesidade. Especificamente, parece que a estimulação de pontos, sobre as áreas inervadas pelo nervo vago na orelha, produzem importante efeito na redução do apetite. No entanto, muitos estudos já realizados mesclam diferentes tratamentos à auriculoterapia, como a acupuntura sistêmica, moxabustão, ventosaterapia, sendo necessário a realização de mais pesquisas focando exclusivamente nos efeitos da auriculoterapia, para que possamos entender melhor seus efeitos no emagrecimento.

Na visão da medicina tradicional chinesa (MTC), a obesidade está relacionada a disfunção do baço, estômago e rim. Os principais meridianos desses órgãos estão intimamente ligados a orelha. Ao estimularmos os pontos auriculares correspondentes a esses órgãos, estaríamos também estimulando os meridianos respectivos, promovendo equilíbrio na função dos órgãos, o adequado fluxo de energia (o Qi) e consequente perda de peso.

É importante lembrar que outros fatores que favorecem o ganho de peso também podem ser trabalhados com a auriculoterapia, como: melhora na qualidade do sono, do equilíbrio hormonal, controle do consumo de bebida alcóolica, redução da ansiedade, entre outros. 

E claro, mudanças nos hábitos alimentares e a prática regular de atividade física são fundamentais para o sucesso no emagrecimento!

Ame-se e cuide-se!

Por @gisele_pena

Fisioterapeuta

PhD e MSc em Ciências Biológicas (Fisiologia)

Auriculoterapeuta

E-mail: [email protected]

RECOMENDAMOS