Comitiva do Sistema OCB/GO participa de imersão tecnológica na China

No primeiro dia de viagem, o grupo formado por 20 representantes de cooperativas e dirigentes da Casa do Cooperativismo Goiano e do Sistema OCB nacional visitaram a região agrícola de Pinggu, em Pequim.

Os vencedores da maratona de inovação GO!Coop 2, realizada pelo Sistema OCB/GO para as cooperativas goianas em 2023, e convidados formam a comitiva da Casa do Cooperativismo Goiano, em viagem à China. Os representantes das coops, acompanhados pelos gerentes de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/GO, Gislaine Lelis, e de TI, Frank Philson, participam de uma imersão no ambiente de inovação tecnológica no país asiático.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

No primeiro dia do roteiro da viagem (4/03), eles estiveram no “Vale do Silício Agrícola”. A proposta foi interagir com startups do setor agrícola, com foco em soluções inovadoras para a agricultura familiar, agricultura digital e marketing para produtos agrícolas. Com o tema “Cooperação Internacional e Intercâmbio de Empresas Agrícolas entre a China e o Brasil”, a visita foi realizada no Parque Nacional de Ciência e Tecnologia Agrícola de Pinggu, em Pequim. O Seminário de Intercâmbio na área agrícola entre China e Brasil foi co-patrocinado pelo Tus Street Pinggu Future Industry Innovation Center e StartSe e apoiado pelo Comitê de Gestão Agrícola de Zhongguancun e pela Beijing Shounong Pinggu Agricultural Science Venture Capital Company .

Participam deste evento de intercâmbio China-Brasil, os representantes das cooperativas Comigo, Sicoob UniCentro Br, Sicoob Uni, Cooperabs, Unimed Federação Centro Brasileira, Sicoob Centro-Oeste Br, Sicoob Engecred, Sicoob Nova Central, Unimed Goiânia, Arbo e do Sistema OCB nacional. O encontro também contou com a presença de empresas brasileiras e chinesas, formando um grupo de mais de 40 pessoas. participaram deste encontro de intercâmbio.

Lu Xin, vice-gerente geral da Tsinghua Science Park Asset Management Co., Ltd. e gerente geral da Tsinghua Green Valley Operation Management Co., Ltd. deu as boas-vindas à delegação de empresários brasileiros e apresentou em detalhes a rede global de inovação e o layout de negócios internacionais da Tsinghua. Ele mencionou que Pinggu, sendo uma grande região agrícola de Pequim, está construindo um “Zhongguancun” agrícola com influência global.

O Centro de Inovação de Indústrias Futuras da Tsinghua em Pinggu se concentra em fornecer serviços de incubação completos para empresas de tecnologia agrícola e alimentar, construindo um ecossistema de inovação, aplicação e cooperação internacional para as empresas. O objetivo é promover a cooperação entre empresas chinesas e brasileiras em inovação tecnológica, investimento financeiro e intercâmbio de talentos por meio deste evento.

O chefe da StartSe, o brasileiro Vinicius Oliveira expressou sua gratidão ao Comitê de Gestão de Zhongguancun na Agricultura, ao Centro de Inovação de Indústrias Futuras da Tsinghua em Pinggu e às quatro empresas chinesas. Ele destacou a visita ao Parque Científico Agrícola Nacional de Pinggu para explorar soluções inovadoras aplicáveis no Brasil, estabelecer contatos e entender as empresas chinesas, visando futuras colaborações, trocas técnicas e aprendizado mútuo. Oliveira espera que o intercâmbio fortaleça a conexão entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da China.

Durante a sessão de compartilhamento, gerentes de empresas como Jingnong Technology, Future Wisdom Agriculture, Jinhaojia Agriculture e Suduo Technology apresentaram seus principais produtos, áreas de aplicação e desenvolvimento empresarial, expressando o desejo de cooperar com empresas brasileiras em áreas como agricultura fotovoltaica, fábricas de plantas, proteínas vegetais e tecnologia de microbiologia.

As empresas brasileiras, por sua vez, fizeram perguntas sobre as tecnologias e modelos de negócios das quatro empresas chinesas e discutiram possíveis colaborações. Xin Lei, do Comitê de Gestão de Zhongguancun na Agricultura de Pinggu, respondeu detalhadamente às perguntas sobre como as empresas brasileiras podem se estabelecer e empreender no local, mencionando as políticas e exemplos de especialistas europeus trabalhando no parque.

Antes do seminário, a delegação brasileira visitou várias instituições e empresas em Pequim para entender melhor o estado atual e os planos futuros das empresas e parques locais, ganhando uma compreensão mais profunda da inovação autônoma e do desenvolvimento integrado internacional das empresas agrícolas chinesas.
O Centro de Inovação de Indústrias Futuras da Tsinghua em Pinggu, aproveitando sua rede global de inovação, tem organizado interações profundas entre empresas agrícolas de países ao longo do cinturão e rota e empresas chinesas. No futuro, o centro continuará promovendo a cooperação bilateral, expandindo sua rede internacional de contatos, utilizando a rede global de incubação da Tsinghua para superar barreiras de comunicação internacional, conectar e coordenar recursos de inovação tecnológica agrícola de maneira eficaz, participando amplamente do intercâmbio empresarial internacional em agricultura e alimentos, e facilitando o desenvolvimento transnacional de empresas chinesas de inovação em ciência agrícola.

 

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS